Início Política Juazeiro-BA & Petrolina-PE: Conselhos Municipais de Turismo se reúnem para discutir projetos...

Juazeiro-BA & Petrolina-PE: Conselhos Municipais de Turismo se reúnem para discutir projetos para Ilha do Fogo

98
0
Foto: Ascom/Amigos da Ilha

O Coletivo Amigos da Ilha, dando continuidade ao “Ocupa Ilha”, reuniu na Ilha do Fogo, no dia 6 de outubro, os dois Conselhos Municipais de Turismo, de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, com o objetivo principal de pensar propostas de projetos viáveis para a Ilha do Fogo. Já existe um projeto desde 2013 na SPU – Secretaria do Patrimônio da União, mas que até o momento não se discutiu a possibilidade de implantação do mesmo, que é bastante amplo e complexo.

O Coletivo iniciou, fazendo breve histórico da luta pelo direito de acesso à população desde 2012, quando a SPU cedeu, por um ato administrativo, a posse da Ilha ao Exército. Desde então, o Coletivo vem desenvolvendo atividades de mobilização da sociedade nas duas cidades. E hoje, a Prefeitura de Petrolina encontra-se à frente da administração daquele balneário.

A luta não parou, devido ainda não termos o mínimo de estrutura e mobilidade, sendo também que o Coletivo busca o bem estar dos visitantes; pescadores e ambulantes, presentes diariamente naquele espaço público.

Foto: Ascom/Amigos da Ilha

Em seguida, o Conselho de Petrolina ressaltou a necessidade de estruturar o local, com medidas ou ações urgentes, no sentido de preservar e recuperar, já que o referido espaço, reconhecidamente possui um histórico de ocupação pelas pessoas de ambas cidades, principalmente por ser a região “porta de entrada” dos turistas para turismo do vinho nos dois estados.

Já o Conselho de Juazeiro passou informativos importantes, como a necessidade de fortalecimento da história , cultura e identidade, que para nossa atividade é o diferencial, fazendo o turista se encantar. “Logo, trabalhar projeto sustentável para a Ilha do Fogo, passa a ser necessidade, no sentido de ampliar a oferta turística em nossa região, mas também fortalece o sentido de posse da comunidade e ao mesmo tempo, exemplo de integração para os atores que compõem o SISTUR (Sistema Turístico) em especial as gestões municipais”, afirmou o presidente do COMTUR de Juazeiro, Jomar Benvindo.

Os dois conselhos reunidos concordaram que devem provocar os poderes Legislativos e Executivos das duas cidades.

Ficou decidido que será apresentado na próxima audiência pública, duas propostas conjuntas:

1) Formalizar Administração Compartilhada pelos dois municípios para melhorias de infraestrutura, formação e qualificação dos serviços, padronização, e envolvimento da cadeia produtiva, associada ao turismo para ações mais urgentes;

2) executar projeto turístico sustentável nos tempos médio e longo prazo, a ser discutido entre as gestões, parceiros institucionais, sociedade civil e iniciativa privada.

Os conselheiros encerraram a reunião, marcando o segundo encontro para atualização de relatório e visita técnica para dia 17/10, as 8h30, com a presença de vários convidados do setor.

Além de outros conselheiros, o Conselho Municipal de Turismo de Petrolina foi representado por seu presidente, Marcos Pamponet e o Coletivo Amigos da Ilha foi representado pela integrante, Jamile. Já a Associação dos Vendedores Ambulantes da Ilha do Fogo foi representada pelo Sr. Charles. Com informações da Ascom/Coletivo Amigos da Ilha.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui