Opinião: Democracia em Crise por Anderson Dourado França

Anderson Dourado França*

Quando os gregos criaram a ideia de Democracia, dentre vários atributos talvez o principal seria a ética entre todos! Na maioria dos Países democráticos vemos como principal instrumento as leis. As leis não impedem a corrupção! Os conflitos seja lá quais forem podem levar a derrota da democracia definitivamente.

Vejam bem, temos exemplos de enfraquecimento da democracia em vários momentos da historia, Na Grécia por volta de 432 a.C., na Guerra do Peloponeso.

O conflito estende-se até 404 a.c., quem mais perde com a derrota é a democracia, que já se encontrava enfraquecida, por intrigas, conspirações e corrupção, cede lugar ao governo dos tiranos. (Qualquer semelhança pode ser pura coincidência com nosso BRASIL).

A crise de valores morais e éticos é intensa e uma triste metáfora da decadência da democracia.  Ser democrático é uma missão permanente, é educar-se constantemente com a sociedade e com o outro (compatriota) começamos na POLIS (cidade) sem intrigas, conspirações e corrupção! crises se resolve com ÉTICA.

Filósofo e Cidadão

Partilhar: