Neojiba realiza capacitação musical para jovens em Irecê

Fotos: Ascom/PMI

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) está realizando em Irecê o III Seminário Pedagógico, iniciativa que vai capacitar 60 jovens músicos integrantes de projetos musicais e filarmônicas. A ação acontece até hoje (17), e conta com atividades voltadas ao ensino e à prática musical coletivas para bolsistas contemplados pelo Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (Procec), através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

Aulas de música, ensaios, apresentações de grupos locais parceiros e apresentações públicas fazem parte das atividades nos cinco dias de imersão do Seminário. A abertura aconteceu no Colégio Modelo, e as demais aulas na Escola Parque e Hotel Copa 70.

Segundo o prefeito Elmo Vaz, “a escolha de Irecê para sediar o seminário foi devido a abrangência do trabalho realizado pelo maestro Gerry Andrade, que coordena diversas filarmônicas na região, e agora o Projeto Ireceense de Música (PIM), apoiado pela Prefeitura de Irecê”, disse, destacando que atualmente 20 jovens multiplicadores, alunos do maestro Gerry estão participando do seminário, ampliando o potencial da região no ensino de música.

Uma das instituições de ensino que abraçaram o projeto do Neojiba em Irecê foi a Escola Parque, que recebeu nessa quarta-feira (14) oficinas voltadas para a formação de multiplicadores de orquestra. “Abraçamos esse projeto, que tem atuação destacada na formação musical das nossas crianças, com aulas de violino, violoncelo e viola”, destacou a diretora Mabel Dourado. “Só temos a agradecer por essa linda parceria”.

Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Neojiba tornou-se uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

(Ascom)

Partilhar: