Prefeitura lança Programa Mutirão Agrícola, que não acontecia há mais de cinco anos em Irecê

Fotos: Ascom

Agricultores familiares de todo o município de Irecê lotaram o auditório da Praça CEU na manhã da última quarta-feira (21), para o lançamento do Programa Mutirão Agrícola, que não acontecia na cidade há mais de cinco anos. O ato contou também com a presença de representantes de Associações Rurais, secretários municipais, vereadores e do prefeito Elmo Vaz.

Segundo o secretário de Agricultura, Arestides Dourado Jr (Borisco), a ação vai beneficiar diretamente 520 famílias de agricultores de 16 localidades do município. “Faremos o preparo do solo, entregando até cinco tarefas de terra aradas, além de acompanhamento técnico para o plantio”, disse.

“Isso é uma maravilha, cinco tarefas de terra já aradas pra nós é uma bênção, ainda mais nos dias de hoje. Estou muito feliz, vou plantar milho, mamona, feijão de corda e abóbora”, comemora a agricultora Maria Ferreira Guerra, do distrito de Angical, presente no evento.

Em sua fala, o prefeito Elmo Vaz destacou a importância das chuvas, uma vez que as terras estarão preparadas e informou também sobre novos projetos que poderão trazer ainda mais benefícios para a área. “Estamos garantindo o plantio, entregando a terra pronta, agora é continuar torcendo pelas chuvas e pela colheita” disse. “Pensando na comercialização esses produtos, não só de Irecê, mas de toda a região, solicitei ao governador Rui Costa o repasse da gestão do Mercado do Produtor para o município. Assim poderemos garantir a presença da Agricultura Familiar, através das Associações, comercializando lá os seus produtos”.

O Programa Mutirão Agrícola foi instituído por Lei Municipal em 2006 com o objetivo de dar apoio aos pequenos produtores, que vivem exclusivamente da atividade agrícola e que sejam filiados a Associações Rurais, visando o aumento da produção e da produtividade. A aração das terras já será iniciada nos próximos dias, com a logística organizada e acompanhada pela Secretaria de Agricultura, que também dará assistência técnica para o plantio.

(Ascom)

Partilhar: