Garoto da Chapada Diamantina é selecionado para Ballet Bolshoi

Por Guia da Chapada Diamantina

Em Seabra, na Chapada Diamantina, existe uma família perto de realizar um sonho. Gabriel Serrano Ursule, de apenas 11 anos, foi selecionado para ocupar uma das 40 vagas do curso de Dança Clássica na Escola de Teatro Bolshoi Brasil, uma das principais companhias de dança do mundo.

Gabriel é filho de uma confeiteira e tem outros três irmãos. Desde muito novo, estuda teatro, música e circo, o que despertou a atenção de Vera Pardo, dona da Academia Arte e Movimento, em Seabra. “Foi a Vera que enxergou o potencial do Gabriel para o balé. Ela deu uma bolsa para ele frequentar sua escola e estudar os principais movimentos clássicos; também foi ela quem o conduziu à pré-seleção do Bolshoi, em Ilhéus, e na seletiva de Joinville, quando ele foi aprovado”, comenta Andrea, mãe de Gabriel.

Gabriel e a professora Vera Pardo

Pedido de apoio

As aulas iniciam fevereiro, porém a família não tem recursos suficientes para realizar sua mudança para Joinville. Por isso, está no ar uma campanha de financiamento coletivo que tenta recolher R$ 10.000,00 para que toda a família acompanhe o pequeno artista e o ajude a realizar seu sonho.

A seleção
Gabriel passou entre de 4.870 inscritos. O índice de candidatos por vaga chegou a 121, uma disputa acirrada. Concorrentes de 22 estados brasileiros, Distrito Federal e Argentina participaram do processo, que tinha 4 etapas eliminatórias através de exames médicos fisioterápicos e artísticos.
Foram aprovadas 40 crianças, que iniciam na primeira série e oito adolescentes que vão para as séries mais avançadas.

A pré-seleção em Ilhéus-BA

Os aprovados serão bolsistas e ingressam no Curso de Dança Clássica, com duração de até oito anos. Além de ensino gratuito, oferecido pelos Amigos do Bolshoi, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Escola de Teatro Bolshoi Brasil

Considerada uma das melhores escolas de balé do mundo, a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.
Proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares. Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma Seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.

A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, com empresas patrocinadoras.

Colabore! Ajude o Gabriel a realizar este sonho e faça sua doação aqui.

Partilhar: