Início Cotidiano Irecê é referência em empreendedorismo e atração de novas empresas

Irecê é referência em empreendedorismo e atração de novas empresas

64
0
Foto: Waldson Alves

Por Juliano Ferreira

Atacadão, Santander, Faculdade de Medicina Ages, Sicoob. Estas são algumas empresas que chegaram em Irecê junto com a gestão do Prefeito Elmo Vaz. A criação da Secretaria de Indústria e Comércio, liderada por Pedro Sodré tem uma forte participação para atrair estas empresas a Irecê, no centro-norte da Bahia.

Não são apenas empresas de fora que são atraídas para Irecê. De capital do feijão na década de 1980 a Capital de Serviços no início do século XXI, Irecê têm se mostrado com grande potencial para atrair empreendimentos que nascem no próprio município. É o caso da Faculdade Irecê – FAI, que hoje é a maior instituição de Ensino Superior privada do Território de Irecê, com projeção de referência na Bahia. O Grupo Cometa de Educação aglutina em torno de si o Cometinha para o ensino infantil, o Colégio Cometa com ensino fundamental e médio, a FAI e a Unopar EaD polo Irecê, o que faz do complexo educacional um dos maiores do interior da Bahia.

CasasFreire.com que conta com lojas de móveis e eletrodomésticos espalhadas por toda a Bahia também nasceu em Irecê. Na área de Comunicação, Irecê conta com 5 emissoras, sendo que 2 delas possui grandes e modernos estúdios.

Quem transita no centro da cidade, principalmente na praça do Feijão, tem a possibilidade de vivenciar a experiência de um grande Shopping Center a céu aberto, grandes redes de fastfood estão instaladas em Irecê como a Subway, a CacauShow, muitos escritórios de advocacia, restaurante de comida oriental, lanchonetes, bolarias, consultórios médicos.

Com as chuvas escassas, a agricultura de sequeiro e os tradicionais depósitos de feijão, milho, mamona que marcaram a cena nas décadas de 1970, 80 e 90 foram dando espaço a novas formas de comércio. Na paisagem urbana com as emblemáticas palmeiras imperiais ao centro do canteiro principal, as lojas de açaí, a iguaria típica do norte do país, predomina, diante do calor cotidiano que passa a cidade e seus cidadãos.

Irecê é também um grande pólo de serviços médicos atraindo quem precisa dos atendimentos, turistas, movimentando a economia local e gerando emprego, renda e fazendo o dinheiro da região circular na cidade junto com os visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui