Início Cotidiano Prefeitura planeja implantação de Sistemas Agroflorestais em Irecê

Prefeitura planeja implantação de Sistemas Agroflorestais em Irecê

4
0

A Prefeitura de Irecê iniciou o planejamento para implementação de unidades piloto de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com manejo agroecológico, que vai recuperar as áreas degradadas, devolvendo ao bioma local o recaatingamento planejado; consorciando floresta e produção de alimentos de curto, médio e longo ciclos. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Sistema Faeb/Senar e Banco do Nordeste .

“Acreditamos que com o tempo desta prática, poderão ser devolvidos aos solos as suas características naturais, uma melhor capacidade de recarga hídrica do aquífero subterrâneo e a qualidade física e química, o que permitirá melhor equilíbrio vegetal e produtivo, além de um microclima mais favorável à qualidade de vida”, explica o titular da pasta, João Gonçalves.

A mobilização tem sido feita pelos próprios agricultores e agricultoras envolvidos, com suporte da Secretaria, e assistência técnica do Sistema Faeb/Senar, que disponibiliza dois técnicos das áreas de engenharia agronômica e de produção, que vão atuar desde a implantação dos sistemas e manejo, aos processos de beneficiamento e comercialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui